Seja para quem adora uma aventura de alto padrão de caminhada ou para quem deseja realizar trekking numa trilha não tão árdua, uma caminhada é sempre uma caminhada. E ela envolve a pessoa interessada nesse tipo de prática tanto mentalmente quanto fisicamente. Afinal, fazer caminhada não é apenas pegar uma mochila e caminhar, mas também o que acontece nessa mochila e a eficiência com que você anda.

Se montanhas, caminhadas e trilhas o atraem, mas a própria ideia de uma caminhada o assusta, não se preocupe. Há uma primeira vez em cada etapa e, a cada conquista realizada, certamente essa caminhada o mudará para sempre!

Preparar-se bem para sua jornada de trekking se torna a base para prepará-lo mentalmente para futuras caminhadas e expedições. E aqui você encontrará 11 dicas práticas para se preparar para uma incrível jornada de trekking em Brotas, a capital da aventura no Brasil. Acompanhe!

1- Calçado correto

Invista em um par de bons sapatos de trekking que oferecem proteção ao tornozelo. Use e laceie-os (literalmente) andando neles dias antes da caminhada. Dessa forma, você não precisa se preocupar com caminhadas de longa distância e acabar com uma bolha já no seu primeiro dia de caminhada. Além disso, leve um bom par de meias que absorvam a umidade, como um par de nylon ou lã.

2 – Condicione e treine seu corpo

Comece a trabalhar sua resistência fazendo caminhadas matinais. Ou sempre que você conseguir encontrar tempo durante o dia. Aumente gradualmente o tempo e a intensidade de suas caminhadas. Pratique caminhar em terrenos semelhantes aos que você pensa se aventurar, se possível.

3 – Treine suas pernas

Cachoeiras em Brotas

As pernas são suas grandes amigas, que te levarão longe durante o trekking! Por isso, você precisa garantir que elas estejam em ótima forma. Treine suas pernas com agachamentos, estocadas, ciclismo, leg press e outros esportes que as mantenham fortes, como natação, futebol e corrida, por exemplo.

4 – Ande com sua mochila

Melhore gradualmente a qualidade de suas longas caminhadas carregando uma mochila – tente usar o mesmo peso que você pretende usar ao longo da caminhada. Se não for a mesma mochila, mas levar algo do mesmo tamanho, carregue-a e apenas ande com ela. Isso fará com que você se acostume com o peso com o qual estará lidando.

5 – Escolha uma caminhada fácil para começar

Não superestime ou sobrecarregue seu corpo apontando muito alto. Há muitas trilhas bonitas e desafiadoras de trekking em Brotas para se escolher. Quase sempre as caminhadas são diferenciadas na escala de dificuldade de fácil a moderada a extrema. Comece devagar, procure algo com facilidade e ganhe confiança. Seu corpo vai agradecer por isso. Se você é um interessado em trekking ainda inexperiente, sugerimos visitar o Ecoparque Cassorova em Brotas. Este incrível local tem uma natureza exuberante, onde você encontra tudo o que precisa para curtir um dia especial: piscinas de água corrente com mini-cascata, vestiários, diversas trilhas para caminhada de baixa intensidade lanchonete e restaurante que serve comida típica de fazenda.

6 – Saiba que tipo de vestuário levar

Leve roupas quentes, capa de chuva, remédios, lanterna etc. Tudo depende da duração da sua caminhada. A ideia é fazer as malas e encher sua mochila com um par extra de jeans, blusas ou tênis. Não se esqueça que você vai carregar essa bolsa. Então, evite exageros! Vale a pena contar com estrutura para isso, locais aptos para trekking como o 3 Quedas em Brotas, que possui hospedagem e infraestrutura para deixar pertences mais pesados, como vestiário. Portanto, anime-se em economizar peso e focar no seu objetivo de caminhada!

7 – Vista-se com roupas por camadas

Enquanto caminha, seu corpo vai suar e você provavelmente vai querer tirar algum casaco. Portanto, use uma camiseta de algodão mais quente, um moletom e uma jaqueta, para que você possa remover e usar as camadas como e quando sentir necessidade. Lembre-se de já sair para sua trilha com roupa de banho por baixo, pois ao se deslumbrar com as paisagens, você certamente não conseguirá resistir a paisagens incríveis como as da cachoeira do Saltão, certamente querendo cair na água para se refrescar!

8 – Pesquise sobre o local visitado

Férias de Julho em Brotas

Leia tudo o que puder sobre o local que você está visitando. Há diversas informações sobre a cidade de Brotas em nosso site. Isso o ajudará basicamente para se preparar e saber o que pode encontrar, como por exemplo, se pretende fazer trekking no Recanto das Cachoeiras em Brotas. Esta região é bastante procurada por esportistas seja em ecoturismo, seja para realizar esportes de aventura como o canionismo,banhos de cachoeira, cavalgada. Por isso, peça um mapa ao guia local e curta a natureza com tudo o que ela pode lhe proporcionar, sabendo exatamente onde está e que tipo de trajeto gostaria de realizar!

9 -Mantenha-se hidratado e bem alimentado

Embale frutas secas, barras de cereal, barrinhas de chocolates para obter um impulso de energia extra e muita água. A importância de se manter hidratado não pode ser dita o suficiente para fazer valer a pena a sua caminhada! Por isso, beba bastante água para evitar cãibras nos caminhos mais cansativos. Lembre-se que em alguns casos, nem toda água que encontrará pelo caminho será potável, então previna-se antes de sair!

10 – Escolha um bom guia

Nunca é demais dizer que escolher uma empresa certificada para trekking em Brotas fará sua viagem de aventura valer muito mais à pena. Entre em contato com uma agência ou empresa que conduza grupos profissionais de trekking. Eles são aptos a realizar esse trabalho e cuidarão de você durante todo o trajeto!

11 – Seja um trekker responsável

Você precisa respeitar o lugar para onde está indo. Respeite a natureza e não intervenha em suas características, recolhendo amostras de vegetação ou deixando lixo espalhado pelas trilhas. Quanto mais você cuidar bem do meio ambiente, melhor será para os próximos viajantes e para a humanidade como um todo, especialmente porque nosso planeta carece sempre mais de conscientização ecológica!

Gostou destas dicas? Então não perca mais tempo! Programe já sua visita a Brotas, a capital do turismo de aventura!