Quando uma atividade turística acontece, é fato que seu crescimento pode levar à modificação e degradação do meio ambiente se não existem programas de prevenção, manutenção e combate aos maus cuidados com a natureza.

Em Brotas, considerada a capital da aventura do país, os profissionais do setor de turismo cuidam da natureza com muita responsabilidade.

Como resultado, as ações de turismo visam sempre proteger a flora e a fauna local, oferecendo aos visitantes os mais deslumbrantes recursos ambientais em atrações turísticas que encantam por causa de sua beleza, além de infraestrutura organizada para receber os turistas, como hotéis fazenda e ecoresorts em Brotas, recreação, atividades culturais, possibilidades de receber eventos empresariais, tours gastronômicos e uma série de possibilidades de lazer para grupos, famílias e pessoas de todas as idades.

Brotas: a capital do turismo de aventura

viagem em família

Atualmente, estamos vivendo uma mudança de paradigma no que diz respeito à maneira como nos relacionamos com nosso ambiente, desde o questionamento mais básico e mundano de práticas comerciais que são prejudiciais ao ambiente natural e discussões sobre como podemos alterá-las.

A ação do homem na natureza envolve desde questões muito complexas quando simples comportamentos entrelaçados que podem ser evitados para proteger a natureza, como nossos hábitos diários (por exemplo o nosso consumo de plástico).

Então, de uma maneira geral, a população local, em parceria com os governos e empresários locais busca desenvolver continuamente ações em prol do meio-ambiente, criando para isso um estilo de turismo receptivo sustentável, onde o turista é lembrando constantemente de seu dever em proteger a natureza e preservar tudo por onde passa.

Com base nesse quesito, a cidade de Brotas oferece excelência em ecoturismo, sendo considerada exemplo para outras cidades brasileiras, um motivo que a torna cenário de grandes eventos locais e nacionais.

Mas, você sabe quais são os benefícios e a importância do ecoturismo? Acompanhe!

1 – Ajuda na proteção ambiental

O ecoturismo ajuda na proteção de locais ambientais sensíveis. A proteção deve ser dada às áreas ambientais sensíveis para manter suas qualidades únicas de ambiente. Preservação da natureza é preciso manter o equilíbrio ecológico da natureza. O desenvolvimento deve ser proibido perto das áreas florestais. Assim, ajuda a manter a biodiversidade da cidade, preservando o meio ambiente. Por essa razão, Brotas possui programas de proteção ambiental, e uma parcela dos valores arrecadados com o voucher turístico é destinada a programas de preservação e cuidados com os pontos turísticos da região!

2 – Ajuda a minimizar o impacto ambiental

O ecoturismo ajuda a minimizar o impacto ambiental no planeta terra, globalmente, e na comunidade onde é realizado, comunitariamente. A conservação da floresta, água, eletricidade, combustível, carvão e etc deve ser feita. Assim, programas de conscientização são conduzidos ao longo de muitos passeios por Guias em Brotas, ajudando os turistas a entenderem sobre a importância do meio ambiente, curiosidades e características da vegetação local.

3 – Gera oportunidades de renda

Férias de Julho em Brotas

O ecoturismo ajuda a gerar oportunidades de renda para a população local. Os benefícios do turismo ajudam a gabar-se da economia do país. O turismo oferece empregos diretos para guias turísticos, agricultura, alimentos e indústria de hotéis. Ajuda a melhorar o padrão da população local. Cabe lembrar que o ecoturismo em todas as regiões ou lugares tem seu impacto na economia. Afinal, quando a região ou um local se torna o local turístico, devido a muitas pessoas que visitam essa área, seus moradores encontram outras fontes de renda. Então, as pessoas acabam possuindo além de suas fontes tradicionais de vida, novas fontes modernas de subsistência.

4 – Ajuda a conhecer as culturas

O ecoturismo ajuda a aprender e entender as culturas de diferentes comunidades. Isso ajuda a conhecer as diferentes características, formas de vida, visa de espiritualidade, religiões e estilos de contato com a natureza, além de seus costumes, artesanato, modos de lazer e culinária local. Falando nesse quesito, a gastronomia em Brotas é surpreendente: vale a pena desfrutar refeições de qualidade e saborosas, preparadas pelos restaurantes, bares e lanchonetes da cidade, sendo que alguns se encontram no centro de Brotas e outros dentro das diversas pousadas e hotéis fazenda existentes na região.

5 – Cria conscientização ambiental

O ecoturismo cria uma consciência para conservar o meio ambiente. A proteção da floresta deve ser feita em larga escala para preservar a natureza. Todos devem tomar a iniciativa de plantar um número cada vez maior de árvores. A flora e a fauna devem ser protegidas.

6 – Ajuda a aproximar-se da beleza da natureza

Trekking em Brotas

O ecoturismo ajuda a aproximar-se da beleza natural. As árvores, montanhas, rios, jardins, etc. são criados pelo universo. Os jardins verdejantes das gargantas salientes fazem o turista feliz. Ao passar momentos no turismo de beleza dessa natureza, você se aproxima da natureza; ele começa a preservar coisas que são perecíveis na natureza. Assim, ajuda a estabelecer um vínculo com a natureza.

7 – A conscientização é criada para proteger as espécies ameaçadas da Terra

O ecoturismo cria uma conscientização para proteger espécies ameaçadas da terra. Um programa de conscientização deve ser realizado no passeio para educar um turista e nossa geração sobre espécies ameaçadas de extinção. O ecossistema deve ser protegido, o que definitivamente preservaria não apenas como aumentaria a produção de espécies ameaçadas de extinção.

Agora que você conheceu um pouco mais das características de como as ações de ecoturismo podem transformar positivamente uma região turística, não deixe de se planejar para conhecer a cidade de Brotas! Além de ter uma excelente opção de viagem para final de semana ou tempo mais extenso, você poderá conhecer um destino incrível, mundialmente reconhecido, e também colaborar financeiramente e de modo comportamental com a proteção do meio ambiente, por meio de sua visita à cidade, uma vez que parte da renda de nosso comércio é destinada a investimentos voltados à proteção ambiental!

Gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas possam saber a importância que Brotas tem no cenário do Ecoturismo brasileiro e mundial! Faça também as malas e venha conferir de perto as nossas belezas naturais!