O que é o Rafting?
O Rafting é a atividade mais procurada por turistas em Brotas, a famosa Capital da Aventura. Aqui caberia uma descrição técnica, de que o rafting consiste em uma descida pelas corredeiras de um rio a bordo de botes infláveis.
Mas Rafting é bem mais que isso, significa uma válvula de escape indescritível e quem já praticou sabe bem do que estamos falando. Essa atividade reúne todos os pré-requisitos de uma boa aventura, ao mesmo tempo com toda segurança. O Portal Brotas Online explica um pouco do que é o rafting, como ele chegou em Brotas e o motivo do seu grande sucesso.
História do Rafting:
Pelo mundo
No ano de 1869 aconteceu o que podemos dizer de o “nascimento do Rafting”, quando o americano John Wesley Powel organizou uma expedição no Rio Colorado, nos Estados Unidos a bordo de um bote de madeira.
Ainda falando de épocas mais antigas, o exército americano utilizava o Air Army Boats, um bote que era dividido em quatro compartimentos.
Já nas duas grandes guerras mundiais, os americanos utilizavam botes salva vidas de borracha. Os mesmos, a partir da década de 70, impulsionaram o Rafting utilizando esses botes excedentes em suas aventuras e expedições.
No Brasil
O Rafting chegou tarde no Brasil, no ano de 1982. A primeira empresa brasileira de rafting foi a TY-Y expedições. Inicialmente as operações se restringiam no Rio Paraibuna do Sul e Rio Paraibuna, ambos no Rio de Janeiro.
A grande expansão se deu na década de 1990, com o nascimento da empresa Canoar Rafting & Expedições. Essa empresa inovou o Rafting brasileiro criando a modalidade com remos individuais que foi testada e aprovada no rio Juquiá, em Juquitiba-SP.
Em Brotas
Brotas conheceu o Rafting também na década de 90. O Rio Jacaré Pepira surgiu como um palco perfeito para esse esporte de aventura, devido às corredeiras de diversos níveis de dificuldade. As empresas de turismo da cidade aperfeiçoaram o trajeto, logística e equipes que com capacidade certificada operam o Rafting, que é o esporte carro chefe de Brotas.
Nascia então a atividade mais procurada pelos turistas que vem à Brotas, e consequentemente, equipes de extrema competência, o que rendeu atletas de alto nível. Estes conquistaram inúmeros títulos nacionais, sul-americanos e mundiais em equipes distintas.
O que é preciso para praticar o Rafting?
Brincamos que, para praticar o Rafting, basta apensa um instinto aventureiro, isso porque essa é um esporte com poucas restrições. Crianças, pessoas na melhor idade, adultos, todos podem praticar e ainda não precisa saber nadar.
As agências operadoras de turismo oferecem todos os requisitos para que a sua aventura seja em segurança. Antes de “cair na água”, os aventureiros recebem instruções e treinamentos com guias especializados.
Dicas para o seu Rafting em Brotas
O que trazer – Calça de lycra, tênis que você possa molhar protetor solar, repelente, boné e água. Demais itens de segurança serão oferecidos pelas agências operadoras de turismo da cidade.
Como reservar – É muito fácil reservar o seu Rafting em Brotas. Primeiramente, ao fechar a sua hospedagem, os hotéis e pousadas da cidade oferecem pacotes, indicam passeios e até reservam o seu Rafting para facilitar o seu planejamento.
Você pode também reservar seu passeio de Rafting diretamente com a agências de maneira online ou mesmo quando já estiver na cidade. Basta descer a avenida principal em sentido ao Parque dos Saltos que você já encontra várias opções de operadoras.