Homenagem aos compositores da música caipira chega à cidade em um show repleto de sucessos do cancioneiro popular

Na festa de aniversário de Brotas, os moradores e visitantes da estância turística serão os presenteados. O Projeto Consertão, série de concertos itinerantes ao ar livre e com entrada gratuita, presta uma homenagem aos compositores da música caipira e faz sua segunda apresentação de 2019, nas comemorações dos 180 anos da cidade.

O espetáculo está marcado para o dia 04 de maio (sábado) às 21h, no Largo da Santa Cruz, um dos locais históricos do centro do município. A apresentação acontecerá dentro da programação de aniversário e da tradicional Festa de Santa Cruz, de Brotas, que este ano comemora 140 anos.

O show reunirá os artistas Cláudio Lacerda (voz), Rodrigo Zanc (voz), Neymar Dias (viola caipira) e a Orquestra de Câmara de Piracicaba, sob a regência do Maestro Luís Fernando Fischer Dutra, em uma apresentação que promete encantar os presentes com grandes clássicos do cancioneiro caipira.

Como nasceu o Consertão

O ConSertão foi concebido pelo músico Cláudio Lacerda, como uma forma de elevar a música caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. “Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, por canções que ajudaram a moldar a identidade cultural de São Paulo e algumas partes de Estados vizinhos, região definida como Paulistânia”, revela Cláudio.

A grande maioria dos principais compositores e intérpretes da música caipira são naturais do Estado de São Paulo, e portanto, nada mais natural que os homenageados do nosso ConSertão sejam portanto na maioria paulistas, como Teddy Vieira, João Pacífico, Raul Torres, Angelino de Oliveira, Palmeira, Elpídio dos Santos, entre outros.

As primeiras cidades a receberem o Consertão, na primeira edição do projeto em 2018, foram Piracicaba, Barra Bonita, Paraguaçu Paulista, Araçatuba e Araraquara, e reuniram um público de mais de 15 mil pessoas. No início deste ano, o projeto retornou à Piracicaba, onde fez a estreia da segunda edição do projeto, reunindo um público de 4.500 pessoas no campus da faculdade Esalq.

Ainda em 2019, o ConSertão passará por mais duas cidades do interior do Estado de São Paulo.

Artistas do Consertão

Cláudio Lacerda, além de idealizar o projeto e ser solista de voz nas apresentações, é diretor da Cantoria Produções Artísticas e tem uma carreira dedicada à música campesina, com cinco discos lançados e participações de artistas essenciais para o gênero, como Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Dominguinhos, Tinoco e Pena Branca.

Junto a ele está Rodrigo Zanc, músico com vasta experiência no meio musical e exímio violeiro. Zanc possui dois discos autorais gravados, que representam enorme contribuição para a música caipira contemporânea.

Os arranjos orquestrados foram produzidos por Neymar Dias que assina a direção musical e também empunha no concerto o mais representativo instrumento da tradicional cultura paulista: a viola caipira. Músico referência no meio, Dias traz ao projeto seu olhar único que agrega nas obras o caráter popular e erudito.

A Orquestra de Câmara de Piracicaba é o conjunto convidado que acompanha as apresentações do ConSertão, sob a regência do maestro Luís Fernando Fischer Dutra.

Unindo a simplicidade da viola caipira e a sofisticação da orquestra sinfônica, o grupo de artistas criou um ambiente de celebração da arte e da música, reunindo duas vertentes em um único universo de valorização da cultura rural.

Cultura local em destaque

Festa de Santa Cruz

Seguindo seu compromisso de proporcionar cultura e arte para toda a comunidade, a Raízen é patrocinadora do projeto. Dagoberto Borges, Coordenador Administrativo da empresa, ressalta a importância da iniciativa: “Mais uma vez a Raízen colabora para o fortalecimento da cultura e tradição na nossa região. É um privilégio proporcionar momentos como este à comunidade para celebrar nossa herança cultural e homenagear grandes nomes da música caipira. A Raízen é uma grande entusiasta de iniciativas como esta, que oferece cultura e arte para um público diversificado. É desta forma que garantimos a inclusão de todos e isso possibilita oferecermos cultura e arte a um universo tão grande de pessoas. Um dos principais valores na Raízen é o ampliar o melhor de cada um. E é assim que atuamos em todas as nossas frentes de negócio, prezando pela igualdade e diversidade”.

O CONSERTÃO é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e conta com o patrocínio da Raízen e da Hyundai Glovis do Brasil. O projeto é gerido pela Cantoria Produções Artísticas e produzido pela Agência NTZ. Em Brotas, conta com a parceria da Orquestra de Câmara de Piracicaba, Prefeitura do Município da Estância Turística de Brotas e Casarão Hotel.

Informações

Consertão Brotas

Data: 04 de maio de 2019 (sábado)

Horário: 21h

Local: Largo da Santa Cruz, na Festa de Santa Cruz em Brotas – SP

Entrada Gratuita

Classificação: Livre

Fonte: Agência NTZ.