Muitas pessoas não sabem ao certo o que é turismo de aventura. Em certos casos, até interpretam essa atividade como algo perigoso, que envolve risco daqueles que o praticam. Mas, não poderiam estar mais enganados.

Afinal, o que é turismo de aventura?

boia-cross-brotasPor definição, “uma atividade de aventura é basicamente uma experiência física e sensorial recreativa que envolve desafio, porém com riscos avaliados, controláveis e assumidos. E que, além disso, proporcionam sensações incríveis, como liberdade, superação e prazer“.

Fonte Wikipedia

A partir dessa definição, já podemos descartar a interpretação errônea de que turismo de aventura é algo que envolve perigo. Como uma atividade devidamente regulamentada, as agências e operadoras de turismo são especializadas em realizar turismo de aventura com profissionais capacitados.

Além disso, é prática comum disponibilizar um treinamento prévio antes da realização das atividades, de forma a preparar o turista.

 

O que pode ser considerado uma atividade de turismo de aventura?

Podemos considerar uma atividade de turismo de aventura, toda aquela que envolva a superação de limites pessoais, de forma recreativa e não de competição. Deve ainda incorporar em sua prática comportamentos e atitudes evitem e/ou minimizem possíveis impactos negativos ao ambiente.

Podem ser citamos como exemplos de o que é turismo de aventura as atividades como Rafting, Bóia-cross,Tirolesa, Canionismo e Arvorismo.

Onde praticar o turismo de aventura?

O Brasil possui diversos parques turísticos que disponibilizam a prática do turismo de aventura. Mas, com certeza, um destaque nacional é a cidade de Brotas.

Localizada a aproximadamente 250 Km da capital do estado, as rodovias são seguras e duplicadas, resultando em uma viagem de 2 horas e meia por diversas belas paisagens do interior paulista.

Destacada pelo Portal Terra como uma das 10 maravilhas do Brasil, você encontrará diversos pontos turísticos, cachoeiras, agências e operadoras de turismo e inúmeras opções de hospedagem para todos os perfis.

Agora que você já sabe o que é turismo de aventura, quais as principais atividades e onde praticá-las, escolha sua atividade preferida, agência operadora e programe já a sua viagem!

Confira algumas atividades e agências em Brotas