O processo de planejamento de uma viagem pode ser um verdadeiro prazer, especialmente se você estiver contando os dias para sair de férias, seja individualmente, em grupo ou com filhos. Não importa a finalidade dela, o essencial é que você possa aproveitá-la ao máximo possível!

Obviamente, seu primeiro passo para começar a planejar uma viagem é escolher um destino que atenda aos seus interesses e orçamento de viagem. Se o seu interesse é viajar pelo interior de São Paulo, a cidade de Brotas é uma excelente opção para turismo, especialmente por sua infraestrutura voltada ao atendimento de viajantes que desejam descanso, tranquilidade e lazer junto à natureza.

Quanto tempo você tem?

Planeje sua viagem de acordo com seu tempo disponível. Se você tiver apenas 1-2 semanas de férias por ano, não perca muito tempo de deslocamento. Prefira lugares mais próximos. Mas se você tiver de 2 a 4 semanas ou mais de um mês, poderá fazer uma viagem ao exterior ou viajar pelo Brasil e seus incríveis pontos turísticos.

Decida com quem você estará viajando

Turismo de Aventura - Mini Rafting

Ao planejar sua viagem, suas opções de destino podem ser afetadas por seus companheiros de viagem. Sente-se com outros membros do seu grupo de viagem e discuta suas ideias e interesses. Viagens memoráveis ​​são aquelas em que cada membro experimenta algo que ama. Não deixe que uma pessoa tome todas as decisões, ao menos que se revezem na escolha de um destino a cada ano!

Que tipo de experiências você gosta?

Você é o tipo de pessoa que gosta de se sentar à beira da piscina o dia inteiro com um livro? Ou isso o aborreceria até a morte? Ao responder a esses tipos de perguntas, você pode restringir sua lista de onde deseja ir para a viagem dos seus sonhos! Para ter uma viagem memorável, escolha um destino que permita ter experiências que você gosta, como por exemplo: relaxamento ou aventura, praias ou montanhas, frio ou calor, cidades ou campo, festivais, cultura e experiências, oportunidades de compras, tour gastronômico, dentre outros. E mantenha a mente aberta. Muitas pessoas podem indicar que você viagem para o interior de São Paulo com crianças. Organizando bem, vocês com certeza acabarão se divertindo!

Quando viajar?

O clima e as multidões desempenham um papel importante ao planejar sua viagem. Para o destino escolhido, você sabe quando a alta temporada e a baixa temporada são? Se você tiver a sorte de ser flexível quando puder tirar férias, bom para você! Evitar períodos de pico de viagens é uma das melhores dicas de como planejar férias. Para obter mais inspiração, consulte nossas postagens sobre opções de hospedagem na cidade de Brotas.

Planeje a reserva de sua hospedagem com antecedência

Onde você dorme é uma despesa fixa de viagem, portanto, escolher a melhor acomodação para suas necessidades ao melhor preço liberará mais dinheiro para atividades diferentes e uma alimentação mais sofisticada. Se você está planejando uma viagem maior do que uma escapada de fim de semana, vale à pena ficar em apartamentos do que num camping. Afinal, suas instalações podem tornar sua viagem muito mais agradável. Mas se for uma estadia curta na cidade, vale à pena pensar em algo mais simples e econômico. Lembre-se de planejar a reserva de sua hospedagem com uma certa antecedência: isso ajudará a contar com valores bem mais em conta!

Como se locomover?

sp225 Brotas

Outra coisa a considerar ao planejar uma viagem é descobrir as opções de transporte no destino escolhido. Você precisará reservar um carro alugado ou pré-comprar qualquer passe de transporte on-line? Existe um serviço de trem ou ônibus? Existem táxis ou Uber? Você pode simplesmente caminhar para a maioria dos lugares? Durante o seu planejamento de viagem, pesquise as opções de transporte para o seu destino. Isso economizará tempo e evitar estresses desnecessários.

Planeje passeios e experiências antecipadamente!

Ao planejar uma viagem, você deve saber quais são as atrações turísticas imperdíveis e as melhores coisas gratuitas para fazer no destino escolhido. Neste quesito, o planejamento de viagem é uma ideia essencial, especialmente se você estiver visitando um destino popular na alta temporada de viagens. Pesquise e organize seus ingressos para quaisquer parques temáticos, zoológicos e shows etc. A cidade de Brotas reserva inúmeras opções de passeios e atividades!  Planeje com antecedência e reserve todas as experiências necessárias que você gostaria de ter, como passeios em cachoeiras, rafting, trekking, tirolesa, canionismo, dentre outros!

Aluguel de Carros

Se você precisar de um carro alugado, reservar on-line com antecedência quase sempre fará com que você tenha uma oferta melhor do que se você apenas aparecesse no balcão. E é mais fácil e rápido. A última coisa que você deseja fazer depois de um longo voo é negociar com empresas de aluguel de carros no aeroporto e negociar um acordo.

Locais para comer e beber

Você pode aprender muito sobre um destino pesquisando as características de sua gastronomia. Para algumas pessoas, essa é a coisa favorita em viagens. Este é o seu caso? Busque descobrir novos cafés, restaurantes, bares e pubs quando viajar. Experimente as iguarias locais, as cervejas artesanais da região e seus produtos típicos. Em uma viagem em família, é importante pegar dicas de locais para comer, não apenas do ponto de vista da praticidade, mas principalmente sob o ponto de vista do orçamento doméstico. Por isso, tenha isso em mente!

Itens essenciais de bagagem

Para destinos de turismo junto à natureza como é o caso de Brotas, sua  mala precisa conter alguns itens primordiais, como:

  • Itens de higiene
  • Objetos pessoais
  • Roupas de banho
  • Calças, bermudas e blusas leves
  • Roupas de frio para as noites
  • Tênis ou bota para as trilhas
  • Chinelo para descanso
  • Capa de chuva
  • Protetor solar
  • Chapéu ou boné
  • Repelente
  • Cantil
  • Toalha
  • Mochila de ataque
  • Óculos escuros

Agora que você conheceu alguns detalhes imprescindíveis para organizar sua viagem a Brotas, aproveite para compartilhar este post com seus amigos e familiares e comece já a preparar sua viagem!