A Prefeitura de Brotas, a empresa Destinos Inteligentes e o Senac São Paulo lançam o projeto “Brotas Destino Turístico Inteligente” O evento será transmitido pelo youtube no dia 26/05/2020 das 10h às 11h30 e para participar você pode acessar o link www.youtube.com/destinos-turisticos-inteligentes no dia e horário marcados.

Serão abordados os temas: Pesquisa DTI Estado de São Paulo, Brotas Destino Turístico Inteligente, Plataforma Destinos Inteligentes e Proposta: Destino Regional Inteligente, que serão apresentados por Rodrigo Raineri da empresa Destinos Inteligentes, Fabio Pontes, Secretário de turismo de Brotas e Fernando de Figueiredo e Jorge Duarte do Senac São Paulo.

A ação faz parte do evento “Jornada – Regionalização e os Destinos Turístico Inteligentes” encontros trimestrais com pessoas vinculadas ao desenvolvimento do turismo e às cidades inteligentes, de âmbito regional. A ideia surgiu da necessidade de promover e manter relacionamentos de confiança entre poder público e iniciativa privada — municípios e regiões turísticas — conhecer seus projetos e criar um ambiente favorável à aprendizagem e identificar oportunidades para o
desenvolvimento regional.

O que entendemos por regionalização e por destinos turísticos inteligentes?

Partimos do conceito de que uma “região turística é um conjunto de municípios com proximidade geográfica, potencial turístico e características similares ou complementares, além dos aspectos que os identificam enquanto região, com identidade histórica e cultural e que tem uma oferta turística orientada por um planejamento colaborativo entre poder público e iniciativa privada”. Regionalizar é antes de mais nada INTERAGIR poder público e iniciativa privada — isto é COMUNIDADE – planejando a atividade turística, cooperando e fazendo acontecer o que foi planejado para promover o desenvolvimento.

E sobre Destinos Inteligentes nos orientamos pelo conceito da SEGITTUR (Sociedad Mercantil Estatal para la Gestión de la Innovación y las Tecnologías Turísticas), entidade responsável por impulsionar a inovação no setor turístico espanhol. “Um destino turístico inteligente é um espaço turístico inovador, acessível a todos, consolidado sobre uma infraestrutura tecnológica de vanguarda que garante o desenvolvimento sustentável do território, que facilita a interação e integração do visitante com o entorno e incrementa a qualidade da sua experiência no destino e a qualidade de vida dos residentes”. Os destinos turísticos inteligentes procuram atender, fundamentalmente, às necessidades do turista cada vez mais digital e também preocupado com o meio ambiente. Os eixos fundamentais de atuação são Governança, Inovação, Sustentabilidade, Acessibilidade e Tecnologia. Em resumo um destino turístico inteligente é aquele que: Amplia o número de turistas; Aumenta as entradas de recursos no município; Melhora a qualidade de vida do turista e do morador; Utiliza a tecnologia como ferramenta de desenvolvimento.

Fonte: SECTUR de Brotas e SENAC São Paulo.

Vai passar, e Brotas te espera!

O momento é difícil, mas sabemos que ele vai passar. Pensando nisso, a Agência BWM, que gerencia o Portal Brotas Online, desenvolveu a campanha “BROTAS TE ESPERA”, para que todos saibam que, assim que esse momento passar, a cidade estará de braços abertos esperando por todos. E a campanha está sendo um grande sucesso.

Queremos lembrá-los de que há aqui, no interior de São Paulo, um lugar todo especial para se apreciar após essa crise. Nós do Portal Brotas Online, estamos engajados em levar uma mensagem otimista e leve, para enfrentarmos esse momento tão difícil. E como diz a campanha, VAI PASSAR, E BROTAS TE ESPERA.

Confira nossos conteúdos especiais sobre Brotas

20 motivos para você conhecer e se encantar por Brotas: a Capital da Aventura

Aqui em nosso blog sempre oferecemos conteúdos sobre a Capital da Aventura. Notícias sobre passeios, atividades e o turismo local. Ainda não sabe o que fazer em Brotas? Temos 50 Dicas imprescindíveis para quem deseja conhecer o que há de melhor na cidade. E se você é um amante das Cachoeiras, separamos as 13 melhores para visitar e refrescar os dias de sol e calor.

Aliás, tudo o que você e sua família precisam saber sobre essa perfeita cidade do interior de SP está aqui, no portal Brotas Online! Portanto, clique aqui e aproveite todas as dicas de passeios, tanto quanto hospedagens e gastronomia que oferecemos para você, que está planejando uma viagem repleta de diversão, natureza e descanso.