fbpx
14 de julho de 2021
Igreja Santa Cruz em BrotasGUIA BROTASGUIA BROTAS

Economia lúdica-ambiental de Brotas é destaque em Nova York

Texto por: Governo Brotas Nosso Maior Valor

Brotas, São Paulo – A capital nacional do turismo de aventura acaba de ganhar um projeto que vai projetar ainda mais a economia criativa do município e região, tanto no Brasil quanto no mundo. É o projeto “Brotas – Inteligência para a Economia Lúdica e Aventuras Sustentáveis” (BiELAS). O coordenador da iniciativa é Gilson Schwartz, que passou a residir no município após a pandemia do Covid19. Professor Livre-Docente do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Schwartz chegou a Brotas em dezembro de 2020. Trouxe consigo o Instituto de Iconomia, uma entidade sem fins lucrativos que atua para fortalecer o seu grupo de pesquisa na USP, criado há 21 anos, chamado “Cidade do Conhecimento”

Para Schwartz, a pandemia revelou ao mundo que “existem novas formas de trabalhar, morar, relacionar-se com as pessoas e o mundo, fortemente marcadas pelo uso da internet”. A “Cidade do Conhecimento” foi criada após concurso público do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em 1999. “Chegamos a 21 anos de existência e, como prova de maioridade, criamos uma “start-up” sem fins lucrativos para ir além dos muros universitários, envolvendo a sociedade, as empresas, as administrações públicas e o terceiro setor. “É uma nova forma de aproximar a maior e melhor universidade pública do Brasil dos enormes desafios de reconstrução social, econômica e educacional posteriores a essa pandemia”, conclui o professor.

Em Brotas, o projeto começa trazendo parceria com a rede mundial “Games for Change”, que realiza entre os dias 12 e 14 de julho seu Festival anual em Nova York. “A Cidade do Conhecimento coordena asa atividades do braço latino-americano da Games for Change. E vamos dar destaque ao BiELAS e tudo o que podemos fazer mobilizando crianças e jovens para criar e usar jogos, games e brinquedos que ajudem o meio-ambiente a continuar vivo, limpo e saudável, como uma das mais importantes fontes de renda, trabalho e cidadania em Brotas e região”, completa Schwartz.

O projeto BiELAS – Brotas Inteligência para Economia Lúdica e Aventuras Sustentáveis” será apresentado no Games for Change Festival de Nova York, ao vivo, no dia 14 de julho, às 16h45. Basta inscrever-se no Festival, que é online e gratuito, entrar na área EXPO, e clicar na imagem “Games for Change América Latina”.

Entre as parcerias internacionais, Schwartz destaca a conexão com a Cittadellarte, localizada em Biella, cidade a 100 km de Milão, na Itália. “Brotas não é só natureza e aventura, é cultura, história e memória, com forte presença da imigração italiana, patrimônio imaterial valioso e muita gente especializada já trabalhando com o tema da memória de indivíduos, famílias e comunidade. Vamos fortalecer essa conexão entre natureza, cultura e sustentabilidade mobilizando as escolas municipais e estaduais, inclusive com bolsas de estudo para alunos a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação”, completa o professor especializado em economia criativa, cultura digital e projetos de cultura e extensão.

Em Brotas, o BiELAS começa com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, da Secretaria de Educação e da Biblioteca Municipal, que formam o tripé da educação ambiental usando os recursos mais avançados da Ciência da Informação e da Economia Criativa associados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Para Douglas de Freitas, Secretário Municipal do Meio-Ambiente de Brotas, o uso de jogos e formas inovadoras de educar pela internet é urgente, inevitável e uma grande oportunidade para recuperar o tempo perdido com a pandemia da Covid19. “O custo humano, econômico e social tem sido gigantesco. Mas já está claro em todo o mundo que a recuperação, a renovação e a resiliência dependem de uma nova educação ambiental. Com uso de jogos e outras formas lúdicas de estimular a própria economia do turismo de aventura, vamos dar um salto, acelerar a recuperação e ainda tornar a cidade de Brotas ainda mais integrada à maior universidade brasileira”, segundo o Secretário do Meio Ambiente.

Mais informações

e-mail: latam@gamesforchange.org

Inscrições no Festival Games for Change online e gratuito em Nova York: https://hopin.com/events/games-for-change-virtual-festival-2021

Confira nossos conteúdos especiais sobre Brotas

20 motivos para você conhecer e se encantar por Brotas: a Capital da Aventura

Aqui em nosso blog sempre oferecemos conteúdos sobre a Capital da Aventura. Notícias sobre passeios, atividades e o turismo local. Ainda não sabe o que fazer em Brotas? Temos 50 Dicas imprescindíveis para quem deseja conhecer o que há de melhor na cidade. E se você é um amante das Cachoeiras, separamos as 13 melhores para visitar e refrescar os dias de sol e calor.

Aliás, tudo o que você e sua família precisam saber sobre essa perfeita cidade do interior de SP está aqui, no portal Brotas Online! Portanto, clique aqui e aproveite todas as dicas de passeios, tanto quanto hospedagens e gastronomia que oferecemos para você, que está planejando uma viagem repleta de diversão, natureza e descanso.

Venha conhecer a Capital Nacional do Turismo de Aventura

Então não perca mais tempo, venha para Brotas curtir as melhores hospedagem de nossa região e espante o friozinho deste inverno com muito calor humano e aconchego que a cidade pode lhe oferecer.

A Capital da Aventura está de braços abertos para todos poderem vivenciar momentos inesquecíveis. Garantimos que será uma viagem perfeita, para desconectar de vez da rotina e desfrutar de experiências incríveis.

destaques-brotas-veja-mais

LEIA TAMBÉM EM NOSSO PORTAL