fbpx
17 de julho de 2015
Parque dos SaltosPASSEIOSPASSEIOS

Dia da Água: Homenagem ao Rio Jacaré Pepira

No dia 22 de março comemora-se o Dia da Água. E não há como negar que a água é um dos bens naturais mais presentes e importantes da cidade de Brotas. Portanto, nada mais lógico que nessa data seja homenageado o rio que dá vida à cidade: O Rio Jacaré Pepira.

O rio Jacaré Pepira tem uma história interessante junto à população e sua preservação foi marco inicial no desenvolvimento do turismo de aventura de Brotas. Os rios e cachoeiras hoje são cenários da prática de diversas atividades e esportes, os quais colocaram a cidade definitivamente no mapa como a Capital do Turismo de Aventura.

dia-da-agua-rafting-brotas

Conheça a importância desse rio não somente para a população e cidade, mas para todo o Estado de São Paulo.

chegada-grupo-boia-cross-brotasDia da Água: O rio Jacaré Pepira

A Bacia do rio Jacaré Pepira localiza-se no Estado de São Paulo, pertencente à Bacia do rio Paraná, ocupando uma área de 2.612 km², e é um dos poucos que não possui poluição industrial. Com grande parte de sua extensão preservada, o rio foi e é objeto de vários estudos na área de meio ambiente, como a experiência piloto “Consórcio Intermunicipal de Preservação da Bacia do rio Jacaré Pepira”, iniciativa do CONDEMA de Brotas na década de 80.

Nascendo próximo à região central do Estado de São Paulo, nos municípios de São Pedro e Itirapina numa altitude de 960m na Serra de Itaqueri, o rio Jacaré Pepira passa, além de Brotas, por Bocaína, Torrinha, Ribeirão Bonito, Bariri, Boa Esperança do Sul, Dourado, Jaú, Dois Córregos, Itaju, e deságua no rio Tietê, na represa de Ibitinga.

Algumas fotos do Rio Jacaré em Brotas

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Brotas e o Rio Jacaré Pepira: laços afetivos e históricos

Em Brotas, os rios e riachos ocupam uma área aproximada de 44.400 hectares. De acordo com os estudos realizados pelo Projeto Piloto do Consórcio do Rio Jacaré, a classificação das águas do Rio Jacaré-Pepira é classe II, o que significa que suas águas são propícias para banho, irrigação, navegação e para consumo animal, evitando consumo humano.

Cruzando o perímetro urbano de Brotas, a comunidade sempre apresentou laços afetivos e históricos, originando-se desde a fundação da cidade. De tamanha importância para a cidade, o rio hoje é um dos cartões postais com o Parque dos Saltos. Ao visitar esse ponto turístico da cidade, você se deparará não somente com a beleza do rio, mas com o valor histórico e arquitetônico da antiga usina hidrelétrica do início do século XX.

Mas nas margens do rio Jacaré Pepira o espetáculo não fica apenas a cargo das águas em abundância. Você poderá observar diversos animais, como macacos, quatis, tucanos, mergulhão, etc. Além de aproximadamente 34 espécies de peixes (entre elas o Mandi, Turvina, Bagre, Lambari, Piava, Capingueiro, Pacu, Tabarana, Curvina, Dourado, Piapara, Black-bass, Tilápia e Cascudo) e 90 espécies de aves.

Prestes a comemorar o Dia da Água, é imprescindível falarmos da qualidade da vida de um rio. A condição das matas que cercam e acompanham as margens, as chamadas matas ciliares, é um fator fundamental para a saúde do rio. Entretanto, podemos encontrar diferentes níveis de conservação da mata ciliar do rio Jacaré Pepira. É possível encontrar pontos nos quais não há qualquer formação florestal, mas ações já foram realizadas em benefício da reconstituição da mata ciliar em 8 pontos diferentes do percurso do rio.

Curiosidades sobre o Rio Jacaré Pepira

Com nome originado do Tupi-guarani, “yacaré“, que significa “aquele que olha de lado, aquele que é torto”, em junção com a palavra “pepira”, temos ”Ya-caré Pepira”, ou seja: “O jacaré esfolado ou descascado”. O que é coerente com a realidade do rio, que é inegavelmente torto, com presença de muitas pedras, dando origem ao “esfolado” ou “descascado”.

destaques-brotas-veja-mais

LEIA TAMBÉM EM NOSSO PORTAL