Para você que mora em Brotas ou visita a cidade com certa frequência, vai ficar orgulhoso sobre alguns fatos curiosos a respeito da capital do ecoturismo e da adrenalina. Esse artigo vai te mostrar 13 curiosidades sobre Brotas para que você e sua família conheçam um pouco mais dessa cidade tão hospitaleira e de uma alegria contagiante.

As 13 grandes curiosidades sobre Brotas

1 – Um dos motivos de discussão na cidade é por causa da origem do nome. Você sabe porque a cidade se chama Brotas? Uns dizem que é por causa dos locais que brotam das nascentes de água, outros dizem que é por causa do capim que brota rapidamente no pastos. A hipótese mais provável é por causa da fundadora da cidade, Francisca Ribeiro dos Reis, que era devota de Nossa Senhora das Dores de Brotas, originando o nome em homenagem a santa.

2 – Brotas é conhecida no Brasil, como a cidade da amizade e a capital da vara de pesca, por ser o maior fabricante de varas de bambu do país.

3 – A capital da pura adrenalina é famosa por seus lagos naturais que fazem uma harmonia perfeita com a natureza local. A água brota da nascente com tamanha força, impedindo as pessoas de se afundarem no lagos. As famosas piscinas naturais recebem a visita de milhares de turistas todos os anos de várias partes do Brasil.

Curiosidades sobre Brotas4 – O cantor sertanejo Daniel restaurou o famoso Cine São José com seus próprios recursos. O cinema teve sua construção original preservada e foi inaugurado no lançamento do filme O Menino da Porteira, estrelado pelo cantor.

5 – Na década de 80, Brotas quase foi nomeada a capital do estado de São Paulo, por sua localização privilegiada e pela grande quantidade de água que a região disponibilizava. Mas o projeto não foi adiante.

6 – Provavelmente você não sabia que Brotas foi abastecida com energia elétrica antes mesmo da capital São Paulo. Isso aconteceu em 1911 por causa de uma usina hidrelétrica construída no Rio Jacaré-Pepira, desativada anos mais tarde.

7 – Apesar de toda a natureza exuberante, além de ótimas opções de lazer, Brotas só se tornou referência em turismo e aventuras radicais a partir da década de 90.

8 – No ano de 2008, os cantores Daniel e Rick compuseram o Hino Municipal de Brotas que foi instituído por uma lei municipal do mesmo ano.

9 – No ano de 2013, após duas décadas de muita insistência, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou um projeto de lei perante a Assembleia Legislativa para fazer de Brotas, uma estância turística.

Mini Rafting

10 – No início da década de 90, a população de Brotas estava em acentuado declínio, até o prefeito da cidade na ocasião, propor um trabalho voltado para o turismo, que deu muito certo, fazendo de Brotas a capital brasileira do turismo.

11 – Em 1994 foi fundada a primeira agência operadora da cidade, que promovia passeios de boia cross e trilhas perto de cachoeiras.

12 – Brotas foi a primeira cidade do Brasil que criou uma lei específica voltada para o turismo de aventura e natureza. Essa lei deu tanto resultado que foi criado o Ministério do Turismo e ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura).

13 – Em 2014, Brotas foi nomeada como estância turística e teve uma lei sancionada pelo governador Alckmin, se tornando destino turístico quase que obrigatório para milhares de pessoas do várias regiões do Brasil.

Gostou dessas curiosidades sobre Brotas que preparamos para você? Está vendo como a cidade Naturalmente Divertida não é sinônimo só de adrenalina a aventura? É muito mais do que você imagina. Venha conhecer de perto o paraíso que é a Capital da Aventura!

O que fazer em Brotas?

Nós do Portal Brotas Online preparamos, além dessas curiosidades sobre Brotas, um conteúdo exclusivo com 50 dicas preciosas sobre o que fazer e conhecer na cidade Naturalmente Divertida. Clique e aproveite!
o-que-fazer-em-brotas-1-1024x500