Brotas é um destino sensacional e para que você possa curtir todos os passeios e conhecer bem a cidade, recomendamos que fique no mínimo uma semana. Além do mais, temos algumas dicas para você estender uns quilômetros a mais na viagem e adicionar passeios fascinantes no roteiro. Vamos lá?

TORRINHA

A vinte minutos da cidade de Brotas, encontramos Torrinha, uma cidadezinha pequena e muito bucólica. Localizada a 1.000 metros acima do nível do mar, a cidade está cercada de imensa “cuesta” basáltica, canions, cavernas e matas virgens. Torrinha também traz encantos da natureza com belíssimas cachoeiras, para sermos mais precisos: 52 cachoeiras. Ela ainda é uma cidade inexplorada, por isso carece de melhorias em sua estrutura, porém se você tem fôlego, disposição e quer explorar, não perca tempo. Recomendamos a contratação de um guia local para acompanhamento até as cachoeiras.

Outro ponto de destaque da cidade é a Pedra de Torrinha, que está a sete quilômetros da cidade e é seu cartão postal. Ela possui trinta metros de altura, estando fixada na ponta de um morro com mais de 730 metros de altura, um fenômeno da natureza! O acesso se dá por meio de trilhas que devem ser exploradas com cuidado.

Pedra de Torrinha

Pedra de Torrinha

Uma ótima para quem quer explorar a fundo as belíssimas cachoeiras de Torrinha e de quebra conhecer o dia a dia de uma legítima fazenda é se hospedar no Fazenda Hotel Vale Verde, que também esta situado na cidade, abriga 5 cachoeiras lindas, a do Macaco pode ser considerada a mais alta do Estado de SP com 180 metros de altura. O local oferece ainda, trilhas fascinantes para Off-Road, muito conhecidas pelos praticantes desse esporte e considerada uma das melhores do país.

Cachoeira dos Macacos com 180 metros

Cachoeira dos Macacos com 180 metros de altura, fica no Fazenda Hotel Vale Verde

Ainda falando de Torrinha, a cidade é famosa por duas grandes festas no ano: o Carnaval – que é um dos mais animados da região e a Festa do Peão – tradição da cidade e que ocorre todo ano em setembro.

Outra dica imperdível é conhecer o Agromonges Mosteiro do Paraíso  que une gastronomia, paz e bem estar, lá você encontra, uma cafeteria que serve muitas delícias a um preço justíssimo. É cercado de uma natureza exuberante e muita energia boa das pessoas. O cardápio é realmente delicioso do inicio ao fim e a simpatia do Padre Nilton merece um carinhoso destaque, você ainda pode andar tranquilamente pelo mosteiro, e conhecer a capela. Vale muito a pena uma tarde nesse pedacinho de terra encantado.

Mosteiro do Paraíso.

ITIRAPINA

Já a trinta minutos de Brotas, fica Itirapina, que nos traz mais algumas dádivas da natureza, entre elas a Cachoeira do Saltão, o Morro do Fogão e o Broa Golf Resort.

A Cachoeira do Saltão está localizada dentro da Fazenda Saltão, com imponentes 75 metros de queda d’água e uma trilha de beleza alucinante. A fazenda abriga mais duas cachoeiras: a cachoeira da Ferradura e a cachoeira do Monjolinho e ainda oferece espaço gourmet para lanches e piqueniques. Um ótima dica é se hospedar por lá, o lugar oferece duas opções: camping e apartamentos.

Cachoeira do Saltão com seus imponentes 75 metros de altura

Outro lugar que é imperdível de conhecer é o Mirante do Morro do Fogão, localizado no alto da Serra de Itaqueri que nos proporciona uma visão panorâmica das cidades que ficam ao redor: São Pedro, Piracicaba e Águas de São Pedro. A paisagem é rica em verde e deixa você nas alturas literalmente, esse é daqueles lugares que podemos afirmar ser “espetáculo de Deus” com seus paredões que possuem mais de 100 metros de altura. É um lugar de fácil acesso, com placas com indicação para chegada.

Morro do Fogão em Itirapina

O Broa Golf Resort, consiste em uma estrutura de hospedagem margeada pela linda e incrível represa do Broa. Lá você te 2 opções, se hospedar no resort ou optar pelo day-use (com reserva antecipada), onde é possível aproveitar toda a área comum do hotel e se deliciar com a ótima gastronomia do restaurante, sendo que o café da manhã e almoço estão inclusos no day use. E ainda é possível reservar, à parte, várias atividades por lá, como por exemplo, caiaque / stand up, passeios de lancha, tirolesas, golf, cavalgada e muito mais! Uma dica imperdível é curtir o por do sol de frente à represa, que é privilégio para poucos!

Por do sol no Broa Golf Resort

ANALÂNDIA

Depois de Itirapina, chegamos à vez de falar da cidade Analândia, que fica à 45 minutos de Brotas. O cartão postal é o Morro do Cuscuzeiro de cerca de 900 metros de altura, dos quais aproximadamente 50 metros são de formação rochosa vertical. É o grande destaque da cidade, magnifico e imponente. A dica pra chegar bem próximo ao morro é o acesso pelo Pedra Viva, um parque que oferece acesso (pago) à trilha de visitação, escalada e varias outras atividades além de camping e restaurante. Vale muito a pena fazer a caminhada para ver o morro bem de pertinho.

Morro do Cuscuzeiro

Morro do Cuscuzeiro

Ao lado do cuscuzeiro, também há outra formação, o Morro do Camelo, com seus 80 metros de altura e sua curiosa formação que lembra as corcovas de um camelo.

Já no centro de Analândia há uma opção bem diferente, seja para um almoço ou petisco. A cachoeira Salto Major Levy, abriga um rústico restaurante, onde você pode fazer sua refeição ao som da cachoeira, maravilhoso não é mesmo?

SÃO PEDRO

Também a 45 minutos de Brotas, fica a cidade de São Pedro, famosa por ser o berço do bordado, possui no centro da cidade feirinhas variadas, uma praça muito bonita e abriga uma doceria muito charmosa e que oferece um dos melhores doces da região.

Um lugar bem bacana para ir em São Pedro é o Rancho da Tirolesa, palco de um cenário deslumbrante, oferece a prática de tirolesas, um restaurante com deck para um vista maravilhosa e uma ótima comida.

Vista do deck no restaurante Rancho da Tirolesa

Vista do deck no restaurante Rancho da Tirolesa

São Pedro é bem conhecida pelos voo de parapentes e asa delta. Na Rampa de Voo Livre, localizada no alto da serra à uma altitude de 900 metros, é possível  agendar um voo duplo com a escola Barlavento Sul, que são profissionais altamente qualificados ou simplesmente acompanhar os saltos dos praticantes além de poder desfrutar de lindas paisagens conseguindo avistar mais de 7 cidades.

Rampa de Voo Livre, localizada no Alto da Serra de São Pedro

Rampa de Voo Livre, localizada no Alto da Serra de São Pedro

Outro destaque é o Parque do Cristo, que está localizado a 900 metros de altitude da cidade e da acesso a uma estatua do Cristo Redentor. Por ser no alto, proporciona uma vista panorâmica da cidade e possui o clima agradável de montanha. Para chegar até o Cristo, você tem duas opções: pela trilha da pedreira (uma trilha bem antiga), ou pela escadaria e logo abaixo do Cristo você encontra uma pequena e graciosa capela que homenageia Nossa Senhora de Lourdes. O local é bem estruturado e possui um ótimo restaurante.

ÁGUAS DE SÃO PEDRO

Ande mais 22 quilômetros e chegará até a encantadora Águas de São Pedro que também abriga algumas maravilhas e é conhecida por suas incríveis águas medicinais.

Aos finais de semana, acontecem as feirinhas de artesanato, tudo confeccionado por artesãos e artesãs locais, há também o monumento das águas que trazem esculturas dos primeiros beneficiados dos efeitos das águas de São Pedro que fica situado dentro do Parque Municipal Dr. Octavio Moura Andrade, que também abriga o Grande Hotel São Pedro e possui  um ótimo local para atividades como trilhas, cavalgadas, passeios de trenzinho, pedalinho e muitos outros.

Há também na cidade o Thermas Water Park, um parque aquático com atrativos que agradam a toda a família. Possui além do parque aquático, as exposições permanentes da era pré-histórica, insetos grandes, era do gelo e gigantes do fundo do mar, uma ótima opção para a família não é mesmo?

Piscina com ondas do Thermas Water Park

Deu para perceber como a nossa região é rica e abençoada pela natureza? Vale muito a pena estender a viagem, ou voltar diversas vezes a Brotas e usufruir também dos nossos arredores que te esperam oferecendo muitas surpresas e histórias recheadas de aventura e bem estar para levar pro resto da sua vida.