Brotas acaba de subir de categoria no Mapa do Turismo Brasileiro do Ministério do Turismo. Conhecida por atrair turistas de todos os cantos do país, por oferecer atrativos naturais e atividades de aventura/ecoturismo, a cidade acaba de dar um ótimo salto. A nova categorização dos municípios que compõe esse mapa foi divulgada no último dia 08 de fevereiro. A Capital da Aventura que antes ocupava a categoria C, agora pulou para categoria B. O mapa é um excelente instrumento de coleta de informações desses municípios turísticos, que podem apontar dados como o desempenho econômico do turismo, bem como balizar políticas desse setor e direcionamento de verbas federais.

Nessa nova categorização, o Ministério do Turismo deu mais peso a indicadores como geração de empregos, número de estabelecimentos formais em hospedagem, aumento do fluxo de turistas, entre outros. E Brotas mostrou excelente crescimento em praticamente todas essas variáveis.

Implementação do Voucher apresenta ótimos números

Implantado no final de 2015, o banco de dados do voucher (taxa de visitação e ambiental) demonstrou dados interessantes sobre Brotas. Uma das atividades mais realizadas por turistas no último ano (2017) foi a visitação – 60.211. Isso significou um aumento de 5% em relação ao ano de 2016. Logo em seguida, temos uma das atividades mais famosas da cidade – o Rafting – com 44.311, com um aumento de 19% na comparação com o ano anterior. As hospedagens somaram 63.338, 16% maior que em 2016.

Segundo o Secretário de Turismo de Brotas, Fábio Pontes, a Capital da Aventura recebeu 280 mil turistas em 2017, 30 mil a mais que em 2016. “Estes números comprovam a elevação do patamar turístico de Brotas, agora reconhecido nacionalmente, através do Ministério do Turismo. Em 2017 trabalhamos forte com o aprimoramento e cumprimento das políticas públicas, otimizando os processos burocráticos e buscando parceria com a iniciativa privada”.

Mais benefícios para Brotas

Curta Brotas como um Brotense

Essa ótima notícia da mudança de categoria de Brotas no Mapa do Turismo Brasileiro trará mais benefícios para o município. Isso porque o mapa é também uma referência para o direcionamento de verbas federais. Com essa mudança de categoria, Brotas se tornou elegível para receber recursos do governo federal. Isso significa que melhorias podem ser feitas na cidade, para receber melhor os turistas e também para a população. Vale lembrar que, o turismo responde por cerca de 25% dos empregos diretos no município, com carteira assinada, além dos temporários e indiretos.

O prefeito de Brotas se mostrou muito satisfeito com o resultado, e promete: “Mostramos que Brotas tem um potencial turístico e econômico muito forte para o Ministério do Turismo. Vamos almejar números ainda melhores”

Chegou a sua vez de conhecer Brotas

Você que não conhece a Capital da Aventura, não sabe o que está perdendo! Natureza, atividades de aventura e ecoturismo, lazer e diversão para todas as idades e uma comunidade muito receptiva. Fica aqui então um convite a você que procura descansar e se divertir no interior de SP. Uma viagem para Brotas pode ser uma alternativa perfeita para uma viagem agradável e uma reposição de energia que você nunca viu antes. Insira Brotas no seu planejamento de viagem, vivencie novas experiências e aventuras.