fbpx
16 de maio de 2020
Alaya - Turismo de AventuraGUIA BROTASGUIA BROTAS

Brotas se prepara para o futuro pós-pandemia

Brotas é uma típica cidadezinha do interior paulista, localizada a apenas 250 km da capital, oferecendo aquele clima perfeito para o descanso e contemplação. Grande parte da economia do município, o turismo, está abalada devido à pandemia do COVID-19, bem como o mundo todo. A cidade, que chegou a arrecadar cerca de 1 milhão de reais em ISS no ano de 2018, se prepara para quando tudo voltar ao normal. Para isso, diversas atitudes e ações conjuntas com órgãos do município e empresas locais estão sendo tomadas.

A cidade fica inserida em um cenário de diversão e natureza pelo interior de São Paulo. Isso significa que ela está próxima de grandes cidades como a capital São Paulo, Campinas, Jundiaí, Ribeirão Preto, São Carlos, Bauru. E o melhor, as rodovias que dão acesso são as mais seguras do estado, duplicadas, e com belíssimas paisagens para se contemplar ao longo do caminho. Pensando em todos os aspectos dessa crise sem precedentes que estamos vivendo, fica bem mais fácil e prático procurar refúgio em um local onde podemos ir com nosso próprio carro. É uma facilidade, claro, colocar toda a família no carro e em poucas horas encontrar um local como Brotas, que oferece lazer tanto para os mais aventureiros, para os amantes de ecoturismo e também, para quem busca apenas momentos de descanso. Não precisamos de check-in em aeroportos, despachar malas, comprar passagens, passar horas esperando embarcar para um voo. Além de uma bela economia na questão do deslocamento.

E um final de semana, feriado prolongado ou até um período de férias é perfeito para se conhecer ao máximo as melhores atrações da cidade, além de ficar em contato intenso com a natureza. É o destino perfeito de milhares de pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida, a fuga do stress e momentos especiais.

E, como dissemos acima, a localização de Brotas, aliada ao modelo de viagem mais procurado por turistas atualmente, faz com que a projeção do cenário do turismo na cidade seja promissor, como conta Fábio Pontes, Secretário de Turismo do município: “Há uma forte tendência de crescimento do turismo doméstico, com deslocamentos mais curtos, de carro, pelo fato de o visitante sentir-se mais seguro utilizando o transporte particular. Outro comportamento previsto dos turistas que coloca Brotas na linha de frente, é a preferência por atividades ao ar livre”.

Trade Turístico e órgãos unidos no enfrentamento à crise do COVID-19

Ecoturismo - Areia que Canta Brotas

Desde o início da pandemia, Brotas se mostrou uma cidade engajada, preparando ações visando o enfrentamento da crise com o menor impacto possível, para que a volta seja no tempo certo. E a interação entre setor público e privado é intensa com foco na retomada da atividade após a quarentena. Brotas possui o comitê de enfrentamento à Covid-19, formado pelas secretarias de Turismo, Saúde e Desenvolvimento Social. Entre as frentes de trabalho está a formatação de um plano de ação junto aos empresários com foco na reativação do turismo, que é nada mais nada menos a segunda maior fonte econômica do município.

Além do cumprimento estrito às normas sanitárias, que incluem o fechamento temporário de seus estabelecimentos, as empresas colaboram na formatação de um protocolo sanitário a ser estabelecido nas atividades ao ar livre no período pós-quarentena. A ideia é que, quando voltarmos à ativa com o turismo na cidade, as pessoas, tanto visitantes  como os colaboradores, criem novos hábitos para impedirmos uma nova disseminação do vírus. “Esse modelo vai padronizar as normas de segurança a serem seguidas pelas empresas de atrações radicais com foco na preservação do seu cliente. Entendemos que, mesmo passado o período crítico, serão necessários cuidados como o reforço na higiene, o que inclui rede hoteleira e restaurantes, para evitar a disseminação do vírus”, pontuou o secretário Fábio Pontes.

Vai passar, e Brotas te espera!

Caminhando junto com as diretrizes do comitê de enfrentamento ao COVID-19, a Agência BWM, que gerencia o Portal Brotas Online, desenvolveu a campanha “BROTAS TE ESPERA”, para que todos saibam que, assim que esse momento passar, a cidade estará de braços abertos esperando por todos.

A ideia central é a de conscientizar as pessoas, principalmente nesse momento tão turbulento pelo qual estamos passando, que mexeu com o cotidiano de todo o mundo, nos colocando em quarentena, isolados da nossa rotina diária de trabalho, escola dos filhos e etc. O momento é difícil, mas sabemos que ele vai passar.

A campanha lembra a todos que, assim que tudo isso passar, a cidade estará de braços abertos esperando por todos, usando um tom leve e natural, sempre enfatizando que há aqui, no interior de São Paulo, um lugar todo especial para se apreciar após essa crise.

As empresas que estão envolvidas no turismo da cidade também estão participando da campanha. Elas compartilham em suas redes sociais essas mensagens de positividade aos seus seguidores, que vem tendo um grande sucesso, visto que outras cidades e regiões do estado criaram campanhas semelhantes. “Também incentivamos turistas a postarem em suas redes fotos de visitas à estância turística com a hashtag “relembreemocoes”. É muito gratificante o envolvimento de todos, desde empresários a visitantes, neste momento tão sensível em todo o mundo. Em Brotas, todos têm contribuído para que essa fase seja superada e, em breve, possamos voltar à normalidade”, afirma o secretário de Turismo de Brotas.

O que fazer em Brotas?

Para quem ainda não conhece a Capital da Aventura, deve se perguntar o que fazer em Brotas? O que visitar? Mas isso não deve ser uma preocupação. Ar puro, comunidade receptiva e inúmeras opções de diversão e entretenimento, a começar pelas atividades que envolvem turismo, passando pela gastronomia até passeios turísticos em pontos estratégicos da cidade. Toda essa atmosfera do interior nos faz sentir aquela sensação de descanso mental e também novas experiências. Para quem curte descansar, curtir passeios de contemplação sem muita adrenalina, existem visitas a locais pitorescos, exposições,  gastronomia local, os ecoparques com lindas paisagens e a mais belas cachoeiras do estado. As atividades disponíveis preenchem todos os requisitos de natureza que uma pessoa busca em uma viagem para o interior.

Já para quem busca por adrenalina, autoconhecimento e conexão com a natureza, a cidade é um reduto de esportes radicais. Rafting, tirolesas, canionismo, arvorismo, boia cross estão no topo dos esportes de aventura que são praticados ao longo do ano.

Confira nossos conteúdos especiais sobre Brotas

20 motivos para você conhecer e se encantar por Brotas: a Capital da Aventura

Aqui em nosso blog sempre oferecemos conteúdos sobre a Capital da Aventura. Notícias sobre passeios, atividades e o turismo local. Ainda não sabe o que fazer em Brotas? Temos 50 Dicas imprescindíveis para quem deseja conhecer o que há de melhor na cidade. E se você é um amante das Cachoeiras, separamos as 13 melhores para visitar e refrescar os dias de sol e calor.

Aliás, tudo o que você e sua família precisam saber sobre essa perfeita cidade do interior de SP está aqui, no portal Brotas Online! Portanto, clique aqui e aproveite todas as dicas de passeios, tanto quanto hospedagens e gastronomia que oferecemos para você, que está planejando uma viagem repleta de diversão, natureza e descanso.

Venha conhecer a Capital Nacional do Turismo de Aventura

Assim que toda essa essa situação estiver controlada, venha com toda sua família para conhecer a cidade e vivenciar momentos inesquecíveis. Garantimos que será uma viagem inesquecível, para desconectar de vez da rotina e desfrutar de experiências incríveis.

destaques-brotas-veja-mais

LEIA TAMBÉM EM NOSSO PORTAL