Nosso país ficou em primeiro lugar no seguimento à frente de potências mundiais, e Brotas se orgulha de ser considerada a Capital Nacional da Aventura!

Aventura é um dos temas que mais agrada as pessoas quando pensam em planejar uma viagem diferente. Diversas pesquisas realizadas no mundo todo confirmam que “se aventurar” em ambientes novos reduz consideravelmente a carga de estresse e melhora as condições físicas e mentais, ou seja, alcança o bem estar que o corpo necessita. Isso não é aconselhável somente para pessoas adultas, mas é comprovado que o bem que viagens e aventuras proporcionam a crianças e adolescentes às incluem obrigatoriamente neste universo que cresce a passos largos em todo o canto do mundo. E o Brasil acaba de se destacar em um dos segmentos do Turismo, o da Aventura. Isso mesmo, somos o líder mundial.

bandeira-do-brasil-no-topo

O Brasil está no topo em Turismo de Aventura.

O apelo universal que se tornou o Turismo, vem tomando proporções gigantescas a partir do início desta década, após o alivio da crise financeira global de 2009, onde o número de turistas internacionais cresceu e passou a contribuir com cerca de dez por cento da arrecadação bruta da economia global, fora a quantidade considerável de empregos que o mesmo gera de forma direta e indireta, além do movimento financeiro e mercadológico de empresas terceirizadas e prestadoras de serviços para o mesmo fim. E no turismo de aventura não é diferente.

E neste seguimento tão enriquecido o Turismo de Aventura tem sua participação importante no mercado, mesmo que a denominação “Aventura” acabe se tornando genérica podemos seguir alguns exemplos de estudos realizados para definir o que poderia de fato representar o tema:

1 – interação de pessoas com ambientes naturais

2 – intercambio culturais com atividades lúdicas

3 – culturais ou experiências diretas com os novos ambientes

4 – atividades físicas esportivas profissionais ou amadoras

5 – passeios contemplativos e recreativos

Os mesmos estudos realizados por entidades que regem o turismo mundo a fora apontam que aproximadamente setenta por cento desta indústria está enraizada na Europa, América do Norte e principalmente na América do Sul, onde cá estamos nós, no Brasil, o país que está em primeiro lugar no ranking de procura por Turismo de Aventura, e é sabido nos quatro cantos desta terra abençoada que a cidade de Brotas, é considerada por muitos a Capital Nacional da Aventura.

Este Ranking foi realizado numa parceria entre a empresa de estratégia BAV Consulting e Universidade da Pensilvânia Wharton e foi apresentada durante o Fórum Econômico de Davos na Suíça. Ao avaliar o Turismo, foi criado o sub-ranking Aventura, onde avaliou-se cinco atributos: 1 – diversão, 2 – clima agradável, 3 – visual cênico, 4 – amizade (receptividade) e 5 – sexy (foi usado este termo para expressar a beleza do povo). Este sub-ranking era um dos tópicos de avaliação para uma lista maior, onde se avaliou todo o segmento de Turismo em geral, nesta a Alemanha ficou em primeiro lugar e o Brasil em vigésimo.

Acompanhe a pontuação do Brasil neste sub-ranking:ranking-aventura-do-brasil

Em Turismo de Aventura, o Brasil ficou à frente de potencias mundiais como Itália, Canadá, Espanha, Portugal, Nova Zelândia, Estados Unidos e vários outros europeus, sul-americanos e asiáticos. Muito provavelmente por conta da quantidade e diversidade de opções para se realizar “aventuras” por aqui.

Brasil é 1º em Turismo de Aventura

Assim ficou a ordem classificatória para os TOP 6 em Turismo de Aventura: Brasil, Itália, Espanha, Tailândia, Nova Zelândia e Austrália.