fbpx
24 de novembro de 2017
7 Passeios Gratuitos em BrotasPASSEIOSPASSEIOS

7 Passeios gratuitos em Brotas

Passeios gratuitos em Brotas? O portal Brotas Online separou para você 7 dicas de lugares para se conhecer em Brotas sem gastar sequer um real! Afinal, sabemos bem como é difícil conseguir viajar, tirar do papel os planos de viagem.

O mais legal de Brotas é que há uma versatilidade em pontos turísticos, sejam eles naturais ou não, para se conhecer. Artes, natureza, gastronomia, locais pitorescos, tudo remete àquela paisagem do interior que nos cativa. E se você vive em uma grande cidade, como São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba e demais grandes centros, sabe quão bem faz dar aquela escapadinha para o interior, não é mesmo?

A Cidade Naturalmente Divertida fica localizada estrategicamente bem no centro do estado, rodeada das melhores e mais seguras rodovias do país. Não interessa de qual direção você vem à Brotas, a paisagem que a cerca é incrível, com muito verde e aquele belíssimo nascer e pôr do sol todos os dias.

Na Capital da Aventura os esportes radicais e de ecoturismo são os grandes atrativos, mas há muito o que se conhecer em Brotas. São opções para todas as idades, gostos e ânimo. Em Brotas ninguém fica parado.

Por isso convidamos todos vocês a conhecerem 7 passeios gratuitos em Brotas. Bora lá?

1- Parque dos Saltos

7 Passeios gratuitos em Brotas | Parque dos Saltos

O Parque dos Saltos está localizado próximo ao centro de Brotas e demonstra gratuitamente o poder do Rio Jacaré Pepira. É uma linda paisagem, à disposição de todos que gostam de um circuito de águas radicais. São várias quedas em sequência em meio a uma margem com mata ciliar verde. Essa é uma das atrações mais visitadas da cidade.

7 Passeios gratuitos em Brotas | Casa das Máquinas

Logo mais abaixo da ponte pênsil encontramos a antiga Casa das Máquinas. Ela foi batizada “Casa das Máquinas Antonio Carlos Sabino Tico”, em homenagem a um ilustre brotense que deixou sua marca na cidade. Essa casa abrigava a antiga usina hidrelétrica no final do século XIX. Nessa época, acreditem, Brotas já possuia iluminação pública elétrica, antes mesmo da capital. Esse é um dos passeios gratuitos em Brotas mais praticados por turistas e moradores da cidade.

2- Anand Atelier

7 Passeios gratuitos em Brotas | Anand Atelier

Localizado no bairro Santa Cruz, bem próximo ao centro e ao Rio Jacaré Pepira, o Anand Atelier atrai a atenção pela bela e moderna arquitetura, e principalmente pelas peças artesanais, que ficam expostas para você que procura um passeio em Brotas aprazível.

Os seguidores do Zen Budismo passam para seus trabalhos a beleza do simples e a harmonia com a natureza. São peças escultóricas, utilitárias e decorativas, com esmaltes, óxidos, engobes ou apenas a massa cerâmica sem cobertura. O atelier atende todos os dias das 10 às 18h00, com visita guiada gratuita explicando todos os segredos da cerâmica.

3- Casa da Cachaça e Museu do Caipira

7 Passeios gratuitos em Brotas | Casa da Cachaça

Localizada em frente à Praça da Igreja Matriz, a Casa da Cachaça é considerada um ponto turístico da cidade de Brotas! Um local pitoresco, acolhedor, agradável e onde você poderá, inclusive, degustar aquela cachacinha típica do interior.

A Casa da Cachaça já participou de inúmeras entrevistas em canais de TV, demonstrando toda a sua qualidade em produtos fabricados artesanalmente. Acabou virando ponto de encontro de muitos turistas que procuram uma bebida de qualidade.

Instalado dentro da Casa da Cachaça, o Museu Caipira tem entrada gratuita. Funciona todos os dias, das 9h às 18h, e reúne mais de cem objetos que lembram os costumes caipiras. Tudo resgatado de fazendas da região. A exposição foi montada em uma antiga tulha de madeira, onde o café era armazenado, e tem itens como pilão, peneira e torrador, objetos de uma época em que o grão movimentava a economia. Lá você irá encontrar ferro de passar de carvão, radinho de pilha, banco de ordenha. Cada peça é uma descoberta.

7 Passeios gratuitos em Brotas | Museu do Caipira

E em outra área do museu, o visitante tem a chance de degustar um delicioso e autêntico café da roça, moído na hora. Também é possível experimentar um doce de abóbora feito no fogão à lenha.

4 – Visita a Estação Ferroviária

7 Passeios gratuitos em Brotas | Estação Ferroviária

 

Em 1929, uma retificação do trecho Itirapina-Jaú deslocou a linha do ramal de Jaú para o leito atual, e a nova estação de Brotas, a terceira desde 1885 em um ponto diferente, foi construída fora da cidade, nos limites da zona urbana. Foi então construída uma rua pavimentada para atingir a estação. Essa foi a terceira estação da cidade, em três pontos diferentes, aberta exatamente no dia 20 de julho de 1929. Em 1941, a abertura dos trilhos de bitola larga e da eletrificação da linha que agora chegava diretamente a Bauru sem mudança de linha aumentou o movimento da estação.

Mas tudo isso ficou no passado. Hoje em dia vemos alguns trens de carga passarem esporadicamente. A Estação Ferroviária Brotense preserva sua arquitetura original, sendo um local de pura nostalgia para os amantes das ferrovias. Vale lembrar que durante inúmeras décadas os passageiros desembarcavam em Brotas, de trens vindo de grandes cidades e municípios de toda a região. Sem dúvidas, é um pedaço da história brotense e um dos passeios gratuitos em Brotas mais legais.

5 – Visita ao Museu do Café

7 Passeios gratuitos em Brotas | Museu do Café

Você sabia que Brotas foi, no passado, uma cidade do “café”? Você poderá descobrir essa curiosidade no Museu do Café. Sua exposição tem como objetivo mostrar as origens da cidade. Destaca o período cafeeiro, principal responsável pela formação urbana e social da cidade.  Aliás, Brotas ainda conserva e convive com muitos dos edifícios e lembranças dessa época. Ela é mais um dos passeios gratuitos em Brotas, que funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 18h, aos sábados das 9h às 12h e das 13h30 às 17h e domingos das 9h às 15h.

6 – Prainha do Patrimônio

7 Passeios gratuitos em Brotas | Prainha do Patrimônio

 

No Bairro do Patrimônio encontramos uma represa ponto de encontro dos habitantes locais que procuram uma diversão sadia, com acesso livre e muita água. A represa abriga também muitos turistas que visitam o bairro do Patrimônio para se hospedar e encontram no local mais uma das belas opções de passeios gratuitos em Brotas. Lá os visitantes podem praticar atividades de lazer, como: pesca, passeios de barco, nado e caiaque.

7 – Caminhar pelo Centro Turístico de Brotas

7 Passeios gratuitos em Brotas | Centro Turístico de Brotas

Por último, o Centro Turístico de Brotas. Além do Parque dos Saltos, você poderá caminhar livre para conhecer pontos incríveis. Locais como a Igreja Matriz, construções antigas, lojas de souvenirs e etc. Há ainda lugares para se tomar um delicioso café como o Cine São José que foi restaurado pelo cantor Daniel. Há também a Praça Amador Simões,  o Largo da Santa Cruz e sua igreja centenária e muito mais. Tudo a pé, se preferir. Afinal a tranquilidade que Brotas oferece e a liberdade de andar sem preocupações são um grande trunfo.

Gostou das nossas dicas de passeios gratuitos em Brotas? Saiba que oferecemos sempre as melhores alternativas de hospedagem, passeios e gastronomia!

Clique aqui e conheça 50 dicas incríveis sobre o que fazer em Brotas!

o-que-fazer-em-brotas-1-1024x500

destaques-brotas-veja-mais

LEIA TAMBÉM EM NOSSO PORTAL