O segundo semestre em Brotas está cheio de opções, eventos e três feriados prolongados até novembro e nós damos 10 motivos para você vir à Brotas

 

1 – Três Feriados prolongados – Independência / Padroeira do Brasil / Finados

Para a sorte de quem quer viajar, descansar e se divertir, no 2º semestre os 3 feriados “caem” em quintas-feiras. Oportunidades perfeitas para colocar o pé na estrada! Em Brotas, a diversão é garantida.  Dos mais extremos aos mais tranquilos, o município oferece turismo de aventura e ecoturismo para grupos de amigos, casais e famílias com crianças. Passeios inesquecíveis cheios de diversão aproveitando o sol que a partir desse mês, já está mais forte. Dá para tomar banho de cachoeira ou com água em temperatura agradável e os meios de hospedagem e operadoras preparam pacotes especiais.

2 – Estrutura completa de hospedagem

Casais encontram pousadas charmosas e confortáveis, com decoração romântica e ampla estrutura de lazer, assim como mais econômicas, com ótimo custo/benefício para quem deseja aproveitar ao máximo o turismo de aventura em Brotas. Famílias e grupos podem desfrutar dos hotéis-fazenda e eco resorts, que oferecem amplas áreas verdes, vivência rural e diárias com almoço, jantar e até o sistema “all inclusive” e também com monitoria para entreter as crianças. Mais de 40 meios de hospedagem entre hotéis, pousadas, hotéis-fazenda, eco resorts, hostels e áreas de camping.

3 – Boa gastronomia

Vale a pena aproveitar a vinda à Brotas para visitar os restaurantes do município e experimentar diversidades de pratos: comida de fazenda, tradicional, por quilo, caseira, bistrô, temática, cantinas e pizzarias, além das deliciosas lanchonetes típicas do interior com lanches enormes e com recheios diferenciados.

4 – O melhor em turismo de aventura

Não é à toa que Brotas é considerada a Capital do Turismo de Aventura, as operadoras e parques de aventura se preparam para receber esse público com conforto e segurança, garantindo muita diversão para todos. É a maior oferta do país de atividades certificadas com Selo do Inmetro. São várias opções de atividades no ar, na terra e na água para gastar energia e, ao mesmo tempo, estar mais em contato com a natureza. Uma delas é o rafting, o passeio que mais atrai turistas no município e que tem até equipe Campeã Mundial. É o melhor rafting do mundo!

5 – Boas opções noturnas e observação do céu

Para as noites, o programa imperdível para toda a família é visitar o mais moderno observatório e planetário da América Latina. Além de divertido, é um passeio que propicia conhecimento. Com potentes telescópios, o visitante vai olhar para o céu e observar planetas e nebulosas não visíveis a olho nu e ainda se deslumbrar com réplicas reduzidas de um Alossauro e do Stonehenge. Além do CEU, sempre tem algum barzinho ou restaurante que oferece música ao vivo, e o clube da cidade que nos feriados de outubro e de novembro realizam bailes tradicionais.

6 – Muita água para se banhar e se refrescar

O município também é destaque nacional pela concentração de cachoeiras. Foi recentemente eleito pelos paulistanos, segundo a Folha de São Paulo, como o melhor destino paulista em ecoturismo. Além de contar com o Jacaré Pepira, um dos pouquíssimos rios limpos do Estado de São Paulo, Brotas tem mais de 72 cachoeiras catalogadas, das quais mais de 15 abertas à visitação. E, além das cachoeiras a cidade tem um lugar mágico, um afloramento do Aquífero Guarani, local com água cristalina onde a areia canta e que podemos realizar uma flutuação e sentir nas pernas a água aflorando do meio da areia branca, uma sensação única!

7 – Arte e artesanato

Brotas possui cerca de 10 lojas de artesanato, sendo 2 delas ateliê, 1 de cerâmica com queima de raku e a queima normal e outro com artigos em tecidos e outras artes. Na Praça Amador Simões, todos os sábados a partir das 18h tem a feirinha de artesanato.

8 – Calendário recheado de eventos

Muitos eventos já programados durante o 2º semestre:

  • Show na Praça: dias 6 e 7 de setembro a Diretoria de Cultura de Brotas prepara dois dias de shows na Praça, a decoração da cidade já está linda, verde a amarela para brindar à independência do Brasil, os shows são gratuitos e acontecerão na Praça Amador Simões a partir das 20h. Informações com cultura@brotas.sp.gov.br 14 3653-1122
  • 2º etapa do Trirex Evolution: um final de semana cheio de esportes ao ar livre para toda a família: corrida de montanha (trail run), maratona aquática, run kids, triathlon e duathlon. Cerca de 800 atletas já se inscreveram para este evento que acontece nos dias 30/09 e 01/10, através do site trirex.com.br
  • BrotasBeerFest: a 2º edição do Festival de Cerveja Artesanal acontecerá no dia 14 de outubro, com 4 cervejarias confirmadas, muito rock´nroll e cerveja da melhor qualidade, com presença confirmada do cantor Nasi em apresentação solo (vocalista do Ira) e mais 4 bandas. Ingressos limitados pelo e-mail falecom@brotasbeer.com.br ou pelo telefone 14 3653-5152
  • Feira Regional de Artes e Artesanato: no final de semana de 18 de novembro acontecerá a tradicional feira regional de artes e artesanato. Artesãos e artistas de toda a região vem expor e vender seus produtos aos visitantes. Informações com cultura@brotas.sp.gov.br 14 3653-1122
  • 2º Natal Radical: diversas atividades de aventura na primeira quinzena de dezembro. Informações com Abrotur abrotur.com.br 14 3653-8667

 

9 – Ruralidade

Brotas possui fazendas que são abertas ao público, seja para um café rural, um passeio a cavalo ou para a vivência no campo. Colheita da fruta no pé, ordenha de leite, e até conhecer como funciona uma agrofloresta com informações práticas e teóricas do manejo e sistema de produção. O Museu do Caipira localizado em frente à Igreja Matriz, expõe ferramentas de manejo no campo e da cultura caipira do interior paulista e ainda dá oportunidade de presenciar o preparo de doces caseiros no tacho como doce de banana, abóbora, doce de leite, entre outros.

10 – Bebidas artesanais

A região de Brotas, desde a década de 1960 cresceu com a produção de cana de açúcar, e assim a cachaça e sua produção artesanal também estão presentes. Temos uma casa especializada que tem um mini alambique em pleno funcionamento aos sábados, mostrando aos visitantes como é a produção. Uma adega montada em um casarão do final do século XIX, possui toneis diferenciados de conservação da aguardente. E não fica só na bebida nacional, tem a cerveja artesanal que leva o nome da cidade, premiada internacionalmente e que aos sábados faz visita monitorada com direito à degustação dos 5 tipos de cerveja produzidas.

Quer mais motivos? #VempraBrotas e confira pessoalmente!

Fonte e texto: www.brotas.tur.br